Mudando Interface do Nagios

Mudando Interface do Nagios

Instalando uma nova interface para o Nagios

O primeiro passo é fazer o download do pacote. Este pode ser feito através do seguinte comando:
# wget http://packzaitan.googlecode.com/files/nagios_skyns.tar.gz

Dentro desse arquivo compactado contem uma pasta chamada “share”. 

# tar -zxvf nagios_skyns.tar.gz

Dentro da pasta share existem os arquivos referentes à interface do nagios. Deve-se então, substituir a pasta “share” que vem por padrão na instalação do nagios pela pasta “share” que acabou de ser baixada. Porém, não é aconselhável substituir uma pasta pela outra, pois caso as configurações iniciais do nagios precisem ser retomadas os arquivos da interface padrão terão sido excluídos. Portanto, deve-se fazer uma cópia de segurança da pasta “share” padrão do nagios.

# mv /usr/local/nagios/share /usr/local/nagios/share.old

Após o backup da pasta “share” padrão deve-se colocar a pasta “share” que foi descompactada no diretório “/usr/local/nagios/”. E colocar o usuário nagios como dono da pasta.

# cp -r share /usr/local/nagios/
# chown –R nagios.nagios /usr/local/nagios/share

Para visualizar a nova interface do nagios é necessário apenas dar um refresh “F5” no seu navegador de internet. A Figura 1 ilustra a nova interface.

Figura 01: Nova interface

O mais bacana dessa outra interface é que ela já cria um link para o NagiosQL como está marcado na imagem. O NagiosQL é um addon onde através dele é possivel editar todos os arquivos de configuração do nagios via uma interface web. Isso torna o trabalho muito mais simpes e agradável de se fazer. Com o NagiosQL não precisamos edigar os arquivos .cfg via linha de comando. Podemos então criar hosts, serviços ou inserir qualquer outra informação através de uma interface de formulários web bem bacana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário