Configurando o servidor VPN via windows

Configurando o servidor VPN via windows


Para aqueles não familiarizados com o linux, está aula serve como prática básica em ambiente windows.
Nesta aula você aprenderá a configurar um servidor básico de VPN no ambiente Windows, siga o tutorial:
1- Clique em Iniciar>Todos os Programas>Acessórios>Comunicações>Assistente para novas conexões
ou vá em conexões de rede e clique no mesmo.
2- Assim que abrir a janela do Assistente clique em avançar nas telas de boas vindas e na próxima tela escolha a opção “Configurar uma Conexão avançada” e clique em avançar
3- “Selecione o Tipo de Conexão”, escolha “Aceitar conexões de entrada” e clique em avançar
4- “Dispositivo para conexão de entrada”, nessa parte você verá uma porta serial e um modem (caso tenha). Aqui você pode ignorar e clicar em avançar.
5- “Conexão de rede virtual privada (VPN) de entrada”, simplesmente escolha a opção “Permitir conexões virtuais de entrada” e clique em avançar.
6- “Permissões de usuário”, Agora escolha qual usuário vai poder se conectar a sua VPN, escolha um usuário ou crie um. Em seguida clique em avançar.
7- “Software de Rede”, Aqui você pode deixar tudo como está mesmo e clicar em avançar
Agora clique em Concluir e pronto seu servidor VPN já está pronto para aceitar conexões. Se você quiser que os clientes acessem sua rede local fassa o seguinte,
Vá em “Painel de controle”>”Conexões de rede”
Clique com o botão direito em conexão de entrada e clique em propriedades, vá na aba “Rede” e vá em propriedades do protocolo TCP/IP.
Marque a opção “Permitir que chamadores acessem a rede local”, Aqui você pode também configurar a faixa de ip e a quantidade de usuários que vão poder se conectar simultâneamente a sua vpn. Lembrando que os ip’s só podem ser inválidos como 10.0.0.1 ou 192.168.0.1.
Agora que configuramos nosso servidor vamos a configuração do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário